Participamos da Audiência Pública para revisão do Plano Diretor

DSC_0067_707x471Foi realizada na Câmara Municipal de Muriaé, nesta quinta-feira (31) a Audiência Pública para analisar e revisar o Plano Diretor do município. Sob a coordenação da vereadora Drª Miriam (PSDB), presidente da Comissão Especial, instituída para estudo do Plano, o evento recebeu representantes de vários segmentos da sociedade muriaeense, interessados em discutir este importante instrumento de organização do crescimento urbano de Muriaé.

Algumas propostas foram apresentadas pelos participantes que irão, agora, para análise dos vereadores a fim de se verificar a viabilidade de inclusão destas, em forma de emendas, ao projeto do Executivo, que será votado ainda neste mês de novembro, conforme já divulgou o presidente da Câmara David Lacerda (DEM).

Após abertura da Audiência realizada pela vereadora, o engenheiro José Tarcísio Caixeta, ex-vereador de Belo Horizonte, com larga experiência na área por já ter ocupado secretárias municipais na capital mineira, inclusive, a de obras falou aos participantes. Ele conceituou o Plano Diretor e seus instrumentos de planejamento e apresentou um minucioso estudo sobre o município de Muriaé. O engenheiro formado na UFMG estava acompanhado do assessor da Presidência do CREA-MG, José Flávio Gomes.

Em seguida, o vice-prefeito Marcos Guarino (representando o Executivo Municipal), o 2º Sargento Kleiton de Castro (2º Pelotão de Bombeiros Militar de Muriaé) apresentaram suas considerações sobre o plano elaborado pelo Executivo de Muriaé. Presentes à Audiência, os vereadores Prof. Júlio Simbra (DEM), Dr. José Carlos (PSB) e Reginaldo Roriz (PSD) também fizeram suas considerações.

Os vereadores Helena Carvalho (MDB) e Evandro Cheroso (PR) estiveram na Audiência, mas por motivos justificados, precisaram se ausentar antes de seu término. O presidente David Lacerda e o vereador Jair Abreu enviaram justificativas sobre suas ausências motivadas por motivos de saúde.

Ao abrir a palavra aos representantes de diversos segmentos da comunidade, utilizaram a tribuna para reivindicar propostas e apresentar suas análises sobre o projeto, a professora de Legislação e Planejamento Urbano da Unifaminas, Livia Almeida Coura; o presidente da Associação de Moradores Inconfidência II, Humberto José da Silva; o presidente da Associação de Moradores do Bairro São Joaquim, Gil Maximino, o presidente da Ciasdem, Maicon Bruno de Oliveira e o presidente da Associação de Assistência ao Idoso da Barra, Antônio de Lima.

Entre os presentes a Audiência, estavam também o inspetor do CREA- Muriaé, Lucas Dutra Melo, a gerente de Convênios da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais, Hadassa de Oliveira Cathoud, a professora da Unifaminas Verônica Silva Costa Medeiros (disciplina Materiais de Construção), o presidente da Associação Assistencial Peniel, Wilson Lucindo, o representante da Pastoral do Trânsito, Sergio Orondino, além dos presidentes das associações de moradores do São Pedro (Fábio Teodoro Bernardes), Padre Tiago (José Aparecido Sobrinho), Primavera (Ângela Barbosa), Porto Belo (Alex Oliveira), Gaspar (Roselene Duarte Souza) e Barra (Nilda Dantes).

Ao término da reunião, a vereadora Drª Miriam comprometeu-se em levar as propostas aos conhecimentos dos demais vereadores a fim de que possam ser analisadas e, em caso de viabilidade, incluídas ao projeto em forma de emendas. Com quase três horas de duração, a Audiência encerra um ciclo de vários encontros e discussões promovidas nos últimos três meses em torno deste projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *